Banner Facebook

6 de março de 2019

As 7 Leis Herméticas do Universo

Hermes Trismegisto, 1330 a.C.

Leis Herméticas são princípios atribuídos à Hermes Trismegisto (Hermes, o três vezes grande) que foi um legislador egípcio, pastor e filósofo, e viveu na região de Ninus por volta de 1330 a.C. Este sábio deixou uma vasta contribuição de conhecimento para a humanidade, que foram registradas em livros sobre teologia, filosofia e medicina. O estudo sobre filosofia é denominado Hermetismo. Suas ideias serviram de inspiração para pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles.  
São 7 as principais Leis Herméticas, incluídas no livro Caibalion, que reúne ensinamentos básicos da regência de todas as coisas manifestadas. Caibalion, da língua hebraica, significa tradição ou preceito manifestado por um ente de cima.





1. Lei Hermética do Mentalismo

Toda a criação derivou-se de uma mente consciente que nos 'pensa' e assim tudo existe. Nossa mente está ligada à mente divina que contém todo o conhecimento. Quanto mais conectados e abertos à Consciência Divina estivermos, mais captaremos informações superiores, receberemos conhecimento e teremos sabedoria.







2. Lei Hermética da Correspondência

Tudo está interligado e integrado! Nada é independente. Quando se altera qualquer coisa, reflete-se de alguma forma em outras. Através da compreensão deste princípio teremos condições de agir com mais consciência e responsabilidade em nossa relação com o Todo.

“Na menor partícula existe toda a informação do Universo.”




3. Lei Hermética da Vibração

Tudo na Criação é energia em vibração. Do Cosmos às partículas subatômicas, tudo se movimenta e possui onda e frequência. Esta lei tem sido muito estudada pela Física Quântica: tudo que conhecemos nesta realidade é feito de átomos, e o elétron que o compõe gira sem parar. A matéria não é passiva ou inerte como nos pode parecer, mas cheia de movimento e ritmo. Inclusive nós, que podemos controlar nossa frequência vibracional. Este Princípio nos remete ao cuidado com nossa energia, quanto mais a elevarmos, melhor será nossa vibração.



4. Lei Hermética da Polaridade

A vida se expressa na dualidade, nos lados contrários que se complementam e equilibram. Polaridade significa que todas as coisas têm lados opostos, tal como uma pilha, cujo polo positivo e polo negativo são necessários para que cumpra sua missão de gerar corrente elétrica. Bem como, o claro e o escuro são manifestações da luz. Através do entendimento e aceitação das polaridades, compreendemos o Todo e a nós mesmos, expandindo a Consciência.





5. Lei Hermética do Ritmo

A lei do ritmo faz com que seja mantido o equilíbrio da Vida. Cada ser, elementos da Natureza e Dimensão da Criação, segue de acordo com seu ritmo e velocidade de manifestação - como as marés. As coisas recuam e avançam, ascendem e decaem, começam e terminam. E o término de uma fase é o começo de outra. Também giram em círculos e espirais. Esta lei nos assegura que cada ciclo busca sua complementação. Quanto mais Consciência, mais percepção e interação temos com as Dimensões Superiores da Criação.


6. Lei Hermética do Gênero

Não trata-se de fêmea ou macho, mas da energia feminina e masculina que existe em todas as coisas - que os antigos chineses denominaram Yin e Yang. Em cada ser ambas atuam. A Vida se dá através dessas duas expressões de força criadoras e complementares, que são chamadas também de energia receptiva e projetiva ou Animas e Animus (por Carl Jung), por exemplo. Elas manifestam desde uma semente, uma vida, uma ideia, uma invenção ou uma obra. A atuação dos gêneros, em equilíbrio, promove a expansão, seja de uma pessoa, uma relação ou um coletivo.



7. Lei Hermética de Causa e Efeito


Tudo tem um motivo, toda ação produz um resultado. Esse princípio é reconhecido por várias religiões e fundamentos filosóficos, desde a antiguidade. Para algumas doutrinas milenares é chamada de Lei do Carma (ou Karma). Segundo este princípio, nada é por caso nem é castigo, apenas são as consequências naturais e justas, que promovem aprendizado, amadurecimento, avanço e progresso. O entendimento desta lei nos lembra que somos responsáveis por tudo que nos acontece.


Conscientes ou não, estamos interagindo com estas leis em absolutamente todos os momentos e quanto mais conhecimento destes processos, melhor fluiremos nas manifestações destas em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário